BICA
WEB RESIDÊNCIAS
︎︎︎


WEB RESIDÊNCIA #2 

A segunda edição do programa de web residências da plataforma BICA será conduzida em torno dos problemas e das práticas da publicação. O tema responde ao contexto de um capitalismo de redes que nos instiga a ser cada vez públicos em meios cada vez mais privatizados. No âmbito do trabalho cultural e cognitivo, em especial, recolher-se é um privilégio. A precarização que leva o sujeito a se fazer de Pessoa Jurídica também nos obriga a atuar como agências de publicidade, dedicadas ao contínuo anúncio de si.
Diante dessas circunstâncias, pretendemos criar espaços on-line em que os participantes possam se encontrar e desenvolver as suas pesquisas, mobilizando de maneira fértil a tensão entre o estado de introspecção comunitária próprio de uma residência artística e a porosidade infraestrutural inerente à internet.

A partir de acompanhamento crítico e diálogos regulares, os participantes serão convidados a refletir sobre os seus processos criativos e modos de atuar em público e com múltiplos públicos. Nesse percurso, eles poderão colaborar em propostas para efetivamente residir – ocupar, estar presentes, permanecer juntos – nas diversas plataformas da BICA.
Por trás dessa dinâmica, está a vontade de explorar quais configurações de partilha simbólica a ideia de publicar é capaz de articular em complemento e contraste à noção de (se) expor. Algumas questões que nos interessam incluem: Como e quando uma prática deve se tornar pública? No que consiste – e o que custa – mantê-la nessa condição de abertura? Quais formas nos permitem estar disponíveis uns aos outros, mas não às corporações que ditam a economia metabólica das redes sociais?

SEGUNDAS 
26 JUL > 27 SET
18H - 20H

Mediação > Gabriel Menotti


EDITAL WEB RESIDÊNCIA #2 ︎︎︎


INSCRIÇÃO WEB RESIDÊNCIA #2 ︎︎︎





GABRIEL MENOTTI ︎︎︎


Pesquisador e curador independente. Trabalha como professor assistente em curadoria e imagem em movimento na Queen’s University, em Ontário. É autor e organizador de diversas publicações sobre imagem e tecnologia lançadas no Brasil e no exterior. Seu livro mais recente é “Practices of Projection: Histories and Technologies” (Oxford University Press, 2020), co-editado com Virginia Crisp. Coordena a rede de pesquisa e festival Besides the Screen (@besidesthescrn – besidesthescreen.com). No momento, desenvolve o projeto Museu Sem Paredes, sobre museus e realidades virtuais (@museusemparedes – museusemparedes.com).










 

Anúncio da convocatória > 21 de junho de 2021

Encerramento das inscriçoes > 18 de julho, 23h59m de 2021

Divulgação de resultados > 21 de julho de 2021

Pagamentos e repasse de bolsas > de 21 a 23 de julho de 2021

Início da residência > 26 de julho de 2021

Vagas > 10

Bolsas > 1 bolsa integral

Descontos > 10% para estudantes e profissionais do ensino

Dedicação > 2 horas semanais

Duração > 2 meses

Funcionamento > online (via plataforma Zoom)

Perfil > artistas, educadores, curadores, críticos de arte, historiadores da arte, escritores e outros profissionais que se sintam convocados.

Valor mensal por pessoa > R$ 300.

Valor total WEB RESIDÊNCIA > R$ 600.