BICA
WEB RESIDÊNCIAS
︎︎︎

WEB RESIDÊNCIA #2

A segunda edição do programa de web residências da plataforma BICA será conduzida em torno dos problemas e das práticas da publicação. O tema responde ao contexto de um capitalismo de redes que nos instiga a ser cada vez públicos em meios cada vez mais privatizados. No âmbito do trabalho cultural e cognitivo, em especial, recolher-se é um privilégio. A precarização que leva o sujeito a se fazer de Pessoa Jurídica também nos obriga a atuar como agências de publicidade, dedicadas ao contínuo anúncio de si.
Diante dessas circunstâncias, pretendemos criar espaços on-line em que os participantes possam se encontrar e desenvolver as suas pesquisas, mobilizando de maneira fértil a tensão entre o estado de introspecção comunitária próprio de uma residência artística e a porosidade infraestrutural inerente à internet.

A partir de acompanhamento crítico e diálogos regulares, os participantes serão convidados a refletir sobre os seus processos criativos e modos de atuar em público e com múltiplos públicos. Nesse percurso, eles poderão colaborar em propostas para efetivamente residir – ocupar, estar presentes, permanecer juntos – nas diversas plataformas da BICA.
Por trás dessa dinâmica, está a vontade de explorar quais configurações de partilha simbólica a ideia de publicar é capaz de articular em complemento e contraste à noção de (se) expor. Algumas questões que nos interessam incluem: Como e quando uma prática deve se tornar pública? No que consiste – e o que custa – mantê-la nessa condição de abertura? Quais formas nos permitem estar disponíveis uns aos outros, mas não às corporações que ditam a economia metabólica das redes sociais?

SEGUNDAS
26 JUL > 27 SET
18H - 20H

Mediação > Gabriel Menotti

Participantes >
Carmem Mattos
Mari Nagem
Monique Huerta
Isabel Ávila
Isabella e Felipe
Luisa Barreto
Luísa Prestes
Marcos Pavão
Rubens Takamine

GABRIEL MENOTTI ︎︎︎

Pesquisador e curador independente. Trabalha como professor assistente em curadoria e imagem em movimento na Queen’s University, em Ontário. É autor e organizador de diversas publicações sobre imagem e tecnologia lançadas no Brasil e no exterior. Seu livro mais recente é “Practices of Projection: Histories and Technologies” (Oxford University Press, 2020), co-editado com Virginia Crisp. Coordena a rede de pesquisa e festival Besides the Screen (@besidesthescrn – besidesthescreen.com). No momento, desenvolve o projeto Museu Sem Paredes, sobre museus e realidades virtuais (@museusemparedes – museusemparedes.com).