BICA
ONLINE ONSITE

︎︎︎

Streaming, às 10h
Domingo, 25 de julho de 2021
Segunda, 26 de julho de 2021
Quinta, 29 de julho de 2021



EGUÍNIMA é a exposição de um processo, um ensaio aberto da cenografia doméstica de passagens da mitologia do Édipo retratada em duas peças-chave: Édipo Rei (427 a.c), do Sófocles, e A Máquina Infernal (1934), de Jean Cocteau.

Para a minha intervenção no Online Onsite, quis acessar elementos do teatro como um campo de expressão a engendrar referências e exercícios com os quais tenho flertado ao longo deste primeiro semestre de 2021. Para desenvolver a proposição, convidei a atriz e poeta Isabela Rossi a me ajudar a encontrar caminhos cênicos, estruturações do texto, da fala, marcações; Isabela, por sua vez, me recomendou o curso “O Corpo Sensível”, da performer e poeta Ciça Ohno cujo trabalho delicado e consistente se baseia, sobretudo, na tradição do teatro noh, atento às noções de um corpo em suas miudezas sensíveis. Diante dessa confluência, o ensaio aparece aqui como uma proposição de construção aberta, em processo, cujos sentimentos mais imediatos de um diletante na atuação se escancaram, o medo e a vergonha.

Ensaiados no ambiente doméstico com a mediação do dispositivo digital e su transmissão streaming, o processo pretende também incorporar elementos cênicos como símbolos, imagens e materiais que integram o meu processo pictórico: tais como as flechas de São Sebastião, a espiral, a cerâmica crua, o linho etc – esses elementos atuam como demarcadores da posta em cena, delimitam o espaço da criação dentre o caos de uma sala, carregam significados outros à coreografia. Não tendo sido criados exatamente pra cena, esses objetos foram incorporados ao longo do improviso e, nesse sentido, atuam como indícios centrais de uma prática de tentativa, erro e imprevisto.

Por fim, nessa página do BICA, acompanhado deste texto e do vídeo do YouTube – que só será ativado ao vivo nos três dias e horários marcados no flyer – apresento também traços do processo, objetos, rascunhos, referências, artefatos que compuseram a criação dessa cena, germe de sua ideia e execução; um labirinto que, espero, seja ao menos intrigante a vocês.

Muito obrigado ao time BICA pelo espaço, diálogo e cuidado, à Isa, à Ciça Francesco, João, Pedro, Henrique, Thomaz,
Luciana, Marcela, Lívia e a todxs amigxs e colegas que me instigam e me movem.