BICA
IMERSÃO
︎︎︎



MAPAS-MOVIMENTOS:
experimentações de narrativas críticas em cartografia, imagem, som e movimento

> GABRIEL RAMOS



A partir de uma interseção poética entre cartografias, imagens, sons e movimentos, a imersão visa estimular e criar outras formas de narrar as cidades, destacando nelas pontos emblemáticos, por meio de narrativas críticas de sistemas cartográficos consolidados, como o da Google. Objetiva-se contar outras histórias das cidades, utilizando-se das próprias plataformas para mostrar que a imagem vista é somente parte de um todo mais complexo (e que, por vezes, destoam completamente da realidade cotidiana dos locais). Para isso, as narrativas serão propostas a partir dos mesmos códigos desse sistema: trajetos, pins, posições, nomenclaturas, coordenadas, meridianos etc., por meio de capturas de imagem estáticas e/ou em movimento.

GABRIEL RAMOS ︎︎︎
Arquiteto e urbanista, escritor, pesquisador e realizador audiovisual. Desde 2011, investiga interfaces de conexão do campo da arquitetura e urbanismo com práticas estéticas ligadas à imagem, ao movimento, ao som e às cartografias, por meio de experimentações próprias, coletivas, em pesquisas de mestrado e doutorado e em sala de aula. É professor do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Goiás (Campus Goiás).


Encontro 1 
> MOVIMENTAÇÕES
> 15/07 > QUINTA
Apresentação, objetivos do laboratório e apresentações gerais /apresentação das referências e das proposições iniciais/ movimentações das questões /inquietações dos participantes

Encontro 2 
> INQUIETAÇÕES
> 16/07 > SEXTA
Apresentação das inquietações dos participantes/ orientações iniciais.

Encontro 3 
> INVESTIGAÇÕES
> 17/07 > SÁBADO
Apresentação de esboços de representações (mapas, gráficos, vídeos) / orientações gerais.

Encontro 4 
> ELABORAÇÕES
> 18/07 > DOMINGO
Articulações / apresentações.

_

IMERSÃO
mapas-movimentos
> GABRIEL RAMOS

local zoom

data quinta > domingo
         15, 16, 17 e 18 julho

horário 15h - 18h

valor colaborativo
a partir de R$100

INSCRIÇÃO ︎︎︎