BICA
CURSOS
︎︎︎
CÚPULA DE HORIZONTES // [PRÉ]FORMANCE
> RUBIANE MAIA
Cúpula de Horizontes tem como premissa o desejo de se tornar uma micro incubadora de projetos esquecidos, abandonados, desacreditados ou deixados pela metade. Usando como metodologia principal o acaso e alguns sistemas oraculares, iremos trabalhar com foco na ativação de alguns conceitos chave e ações que dialogam com as nossas urgências individuais e coletivas. Nesta perspectiva, [Pré]formanceserá um passeio experimental que une escrita, imagem, rabiscos e o corpo em movimento.
encontro 1 tempestade cerebral / tempestade corporal
encontro 2 conversa com oráculos
encontro 3 diagrama / a grande cúpula
encontro 4 corpo individual
encontro 5 corpo coletivo
local zoom
datas sábados
29 maio
05, 12, 19, 26 junho
horário 10h - 12h
carga horária 10 hs
valor R$ 250
Bolsas: 1(uma) bolsa de 100% direcionadas para alunos negros, trans e/ou indígenas. A seleção das bolsas fica a cargo do mediador de cada atividade. Para se candidatar, preencha o formulário de inscrição.
Programa de descontos: 10% para professores e estudantes.
INSCRIÇÃO ︎︎︎ ENCERRADA
CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS CURSOS
MANUAL CURSOS ︎︎︎
RUBIANE MAIA ︎︎︎
Artista visual, vive entre Folkestone, Reino Unido e Vitória, ES, Brasil. É formada em Artes Visuais e mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Seu trabalho é um híbrido entre a performance, o vídeo, a instalação e o texto. Atualmente, pesquisa o conceito de memória e seus desdobramentos nos nossos modos de existir. Com certa frequência, faz uso de narrativas pessoais como dispositivo de ação e resiliência. Em 2015 participou da exposição 'Terra Comunal - Marina Abramovic + MAI', no SESC Pompéia, São Paulo, apresentando a performance de longa duração ‘O Jardim’. Em 2016, desenvolveu o projeto em site-specific 'Preparação para Exercício Aéreo, o Deserto e a Montanha', viajando por paisagens de altitude, tais como: Uyuni (Bolívia), Pico da Bandeira (Espírito Santo / Minas Gerais, BRA) e Monte Roraima (Roraima, BRA / Santa Helena de Uyarén, VEN). Atualmente vem trabalhando na criação de um ‘Livro-Performance’, um projeto composto por uma série de performances desenvolvidas em resposta a textos autobiográficos influenciados por recortes do cotidiano e resíduos de traumas pessoais e familiares originados por experiências de racismo e misoginia.
DANÇA E A METAMORFOSE DAS PLANTAS
> MARIA NOUJAIM
O curso consiste em aulas de dança e expressão corporal guiadas pela investigação da Metamorfose das Plantas de J.W. Goethe. O poeta buscou com sua pesquisa decifrar a “linguagem da natureza”: afirmações como “toda a planta é a folha”; “a flor é um hieróglifo da planta”, entre outras, sã exemplos de suas sínteses poéticas. Nosso intuito será desdobrar essa linguagem com o corpo e o movimento. Não é necessário ter experiência em dança para realizar as aulas, apenas um espaço mínimo para movimentar-se dentro de casa.
encontro 1 Toda a planta é a folha
encontro 2 A flor é um hieróglifo da planta
encontro 3 Os olhos da folha
encontro 4 Metamorfose irregular
local zoom
datas quartas
12, 19, 26 maio
02 junho
horário 9h - 11h
carga horária 8 hs
valor R$ 200
Bolsas: 1(uma) bolsa de 100% direcionadas para alunos negros, trans e/ou indígenas. A seleção das bolsas fica a cargo do mediador de cada atividade. Para se candidatar, preencha o formulário de inscrição.
Programa de descontos: 10% para professores e estudantes.
INSCRIÇÃO ︎︎︎ ENCERRADA
CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS CURSOS
MANUAL CURSOS ︎︎︎
MARIA NOUJAIM ︎︎︎
(Rio de Janeiro, Brasil, 1986) O trabalho de Maria Noujaim nasce de movimentos conformados entre escultura e linguagem, com investigações sobre forma e poesia. A partir de uma pesquisa que surge no corpo, sua prática carrega uma espacialidade própria através do uso de materiais e desenhos. A artista freqüentemente expande sua atuação por meio de exercícios pedagógicos e produção de partituras no trabalho com intérpretes. Realizou a exposição individual Recomeços: quatro inícios na Galeria Jaqueline Martins (2018, SP) e em 2020 foi selecionada para o Grants and Commissions Program Award da Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami, EUA).